quarta-feira, 16 de setembro de 2009

São Paulo vai ser codinome de processador AMD


Os chips mais avançados da AMD tem o codinome Istanbul e já alcançaram a sua quarta geração. Mas você sabe a origem do nome? Em entrevista ao TechGuru, um representante da AMD revelou o que esse nome significa.

O codinome Istanbul não representa nenhuma tecnologia por si. É o projeto de desenvolvimento do processador, que nesse caso, tem resultado nos processadores Opteron, presentes no Brasil desde 2003.

A escolha do nome, atualmente, representam cidades onde existem Grandes Prêmios de Fórmula 1. Os projetos anteriores eram Barcelona e Shangai.

Para o público brasileiro, a novidade é que o projeto "São Paulo" já está definido. Sim, a cidade que recebe o GP Brasil de F1 não foi esquecida. Será um processador de 16 núcleos, mas ainda não há outras informações.

"Istanbul" é o nome do projeto de desenvolvimento do processador, que já resultou no AMD Opteron série 1400 (com um processador), 2400 (com dois processadores hexa-core em cadsa placa) e 8400 (com oito processadores hexa-core em cada placa). Esses processadores são usados em servidores que precisam de alto desempenho e disponibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário