terça-feira, 20 de outubro de 2009

Empresas de TI já sabem em que investir em 2010

Cloud computing, Business Intelligence (BI) e Business Performance Management (BPM) devem representar investimentos prioritários para as organizações no próximo ano. Quem garante é um estudo realizado pelo site norte-americano CIO.com, no qual foram ouvidos 797 gestores de TI responsáveis pelas decisões de compra de tecnologia.


De acordo com o levantamento, 24% dos participantes afirmaram que não só a adoção do modelo de computação em nuvem acontecerá 2010, como já estudam as melhores aplicações. Enquanto isso, 36% disseram que o padrão está nos planos futuros mas não deve necessariamente tornar-se uma realidade em 2010.
No que diz respeito às soluções de BI, 16% das empresas analisam ofertas no mercado e pretendem implementá-las ainda no primeiro trimestre. Por outro lado, 35% dos gestores consultados contaram que a adoção de tais ferramentas está nos planos da corporação para o próximo ano, mas ainda sem prazos específicos.
Em relação aos produtos voltados à gestão de desempenho dos negócios, 32% dos entrevistados responderam que têm a intenção de adotá-los em 2010, ao passo que 19% deles afirmaram que já estão em busca de parceiros para a implementação das soluções.

Por fim, quando questionados sobre iniciativas sustentáveis, apenas 31% dos participantes do estudo disseram investir em projetos de TI Verde. Outros 37% dos respondentes afirmaram que suas organizações estão começando a considerar o assunto e 32% contaram que não têm previsões para a adoção de medidas ecologicamente corretas.
No Brasil, algumas empresas já fazem uso de cloud computing, BI e BPM. João Sidemar, administrador de Dados e analista de datawarehouse da 7Comm Informática, explica que a maioria das organizações depende de BI para análise de informações estratégicas para se adequar ao mercado, fidelizar e conquistar novos clientes, além de monitorar concorrentes ou adequar produtos ao seu target. Já em relação cloud computing, Marcelo Botelho, diretor da Veus Technology, empresa especializada em comunicação digital, acredita que o Brasil já investe neste mercado e destaca o provedor Locaweb como exemplo de empresa de armazenamento. Ele ressalta que, sem dúvida, este é um mercado em ascensão no Brasil, com grandes possibilidades de crescimento nos próximos meses.
“A tecnologia veio pra ficar. Se bem que, em tecnologia, o ‘veio para ficar’ é sempre relativo. A cloud computing vai durar até surgir uma opção mais rentável para os empresários e para o mercado”, opina Botelho.

fonte: www.timaster.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário